top of page

O que é boa arquitetura?

Muito se debate sobre o que é boa arquitetura, o que significa isso, como eu consigo criar uma boa arquitetura?

Para tal é preciso compreender todo o processo de uma arquitetura, e este processo é bastante complexo, envolve diversas disciplinas, a iniciar pela escolha do local de projeto.

Cada terreno tem suas próprias características, é como uma impressão digital, uma identidade própria e única, não existe 1 terreno igual a outro em todo planeta, e para chegar a esta conclusão, é necessário analisar além das dimensões e condições de topografia, avaliar a posição do sol, que varia a depender da posição deste terreno, a localização da origem dos ventos, que varia dependendo da região, avaliar ainda o tipo de solo, podendo ter rochas ou ser arenoso, avaliar o entorno imediato e confrontantes, avaliar o contexto social e histórico, enfim... convenhamos, nenhum lugar é igual ao outro, correto?

Considerando estes itens acima, criamos várias perguntas que precisam de respostas para que efetivamente esta nova arquitetura atenda estas demandas de forma EFICIENTE, porem deve ficar claro que não existe receita, diferentes arquitetos podem chegar a diferentes conclusões que venham a responder as mesmas questões, vai depender da criatividade de cada profissional.

Todas as questão relacionadas ao terreno e entorno já possuem análises bem definidas, já acabou? obviamente que não, existem novas perguntas que precisam de novas respostas, e entramos em uma nova situação problema, que já é bastante conhecida no mundo da arquitetura, e é tese para muitos debates, a função, em resumo, a função é a definição do objetivo daquela arquitetura que está sendo criada, ou seja, para criar uma boa arquitetura é necessário que ela FUNCIONE em todos os níveis, para atender a demanda que está sendo atribuída ao projeto, algo até bastante simples de se compreender.

Saindo das questões de função do projeto, acreditando que as áreas foram bem definidas, que atende a demanda do público que irá fazer uso, é preciso que os usuários se sintam a vontade nestes espaços, que se enxerguem como parte integrante da arquitetura, criando uma IDENTIDADE com a edificação, esta edificação precisa estar dentro de contexto físico-social da região, é comum ouvirmos pessoas comentando "... eu não entro naquele prédio, parece que não pertenço aquele lugar...", ou seja a pessoas tem que se sentir como se o lugar fosse delas, gerando uma espécie de apropriação natural do espaço pelas pessoas que irão fazer uso dele.

O mais comum de se ouvir falar de arquitetos é que projetam coisas para ficarem belas, ou "...vamos contratar um arquiteto para embelezar nossa edificação...", ou seja, somos amplamente conhecido pela capacidade PLÁSTICA e estética, e obviamente como já comentado até aqui, não é só isso, mas não poderia ficar de fora a BELEZA de uma boa arquitetura, algo que não pode se abrir mão, obviamente que a beleza não é um conceito universal e varia de pessoa para pessoa, mas é algo que que não pode ser negligenciado em favorecimento das questões anteriores, criaremos um outro post falando sobre o que é beleza.

E para finalizar, tudo que foi mencionado, e acrescentamos o CONFORTO AMBIENTAL, é preciso que uma boa arquitetura seja confortável sem considerar ou ser dependente de recursos mecânicos complementares, que façam uso de recursos limitados, como por exemplo, ar condicionado, não estou dizendo que não deva existir, mas que uma arquitetura que consiga ser climatizada sem o uso de condicionadores de ar, sempre vai ser mais eficaz e sustentável do que uma arquitetura que faça uso deste recurso. No que se refere a conforto, são muitas variáveis, como dimensionamento de vãos para ventilação apropriada, penetração de luz natural, vegetação, sombreamento, etc.

Esta é uma conclusão baseada em diversos estudos de casos e trabalhos teóricos desenvolvido ao longo de anos, poderíamos citar diversos exemplos de arquitetura consideradas magníficas pela opinião pública, mas que deixam a desejar em diversos destes aspectos citados acima, mas para não ficar parecendo concorrência desleal, resolvemos nos ater somente a situação problema... e deixar a análise a critério do leitor... obrigado pela leitura.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page